segunda-feira, 29 de março de 2010

Sete pecados capitais dos educadores

Os professores são um dos profissionais mais importantes da nossa sociedade. São eles que estão nos frontes das batalhas, influenciando todo dia no caráter de cada aluno, ajudando-os não apenas a construírem seus conhecimentos, mas também na sua formação enquanto pessoas. Cooperando para que os consultórios psiquiátricos e psicológicos não estejam lotados, tentam dentro de suas limitações a fazer um belo trabalho de prevenção. Por isso devemos valorizá-los, muito mais do que normalmente são. Mas como todos nós seres humanos estamo suscetíveis aos erros, os professores também necessitam tomar alguns cuidados na formação de seus alunos, tais como:

1) Corrigir publicamente;

2) Impor autoridade com agressividade;

3) Ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança;

4) Punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações;

5) Ser impaciente e desistir;

6) Não cumprir com a palavra;

7) Destruir a esperança e os sonhos.

Cuidado: Você poderá gostar muito dessa turma

Cris era o tipo do menino de escola que, só por estar na classe, já desgastava minha capacidade de ensinar e minha paciência. Não se interessava por nada que quiséssemos apresentar. Falava o tempo todo, e nada do que ele dizia era para ajudar. Ele era um constante fator de distração para os outros alunos. Tinha ganhado o apelido de "papa-inseto", por causa do hábito de engolir qualquer inseto que os colegas passassem para ele. Minha vontade era que ele fosse comandado por controle remoto, para eu ter o prazer de "desligá-lo".

Semana depois do início das aulas, quando ele já vinha comparecendo regularmente, seus pais, que iriam ficar fora uma semana (será que era por que não o aguentavam mais?), sem mais nem menos, pediram que eu ficasse com o Cris durante o fim de semana. Concordei, porque não tinha saída. E foi com a imagem de um par de algemas na mente que recebi o "papa-inseto", que se instalou em minha casa.

Mas tive uma tremenda surpresa! Tivemos um tempo maravilhoso! Por trás daquela fachada de insegurança, descobri um garoto que era muito boa companhia. Jogamos bola, fizemos lanches (sem insetos), assistimos filmes, nos divertimos a valer! Por ele gostar de conversar (o que na aula me aborrecia), era ótima companhia para um papo. Na metade daquele fim de semana me surpreendi quando percebi que gostava da companhia do Cris.

Faz tempo que saí daquela igreja, mas sempre que vou àquela cidade faço questão de procurá-lo. Fique de olho nos seus alunos, pois você poderá conquistar boas amizades, para a vida inteira.

Dicas Didáticas e Dinâmicas - Conhecendo a Turma

Nome e Sobrenome

Reúna os participantes em círculo e comece dando o seu nome, seguido de um adjetivo que principie com a primeira letra do nome e que de alguma forma descreva a sua pessoa (por exemplo, Fernando Feliz, Cristina Criativa, Bernardo Bonito, etc.). A pessoa ao lado repete o "nome e sobrenome" das primeiras pessoas e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa tentando lembrar o "nome e sobrenome" daquelas que a antecederam, para depois acrescentar o seu próprio.

Extraído do livro "101 ideias criativas para professores. Divid Merkh e Paulo França. Editora Hagnos".

Os 4 Estilos de Aprendizagem - Aprendiz Analítico

Aprendizes analíticos adquirem conhecimento observando e ouvindo. Eles esperam que o professor seja o principal fornecedor das informações, enquanto eles ficam sentados e avaliam com cuidado a informação que é apresentada. Estes são os alunos que aprendem pelo método tradicional e, por isso, muitas vezes eles são considerados os melhores aprendizes. Eles são planejadores estratégicos, e visam a perfeição, respostas corretas, o grau máximo na escola e na vida. Estes alunos querem primeiro obter todos os dados para, depois, tomar uma decisão.

Aprendizes analíticos muitas vezes são definidos como os melhores estudantes, já que se encaixam nos métodos de ensino / aprendizagem tradicionalmente usados na educação ocidental. Eles ficam inconformados quando um professor afasta-se destes métodos. Zelosos e precisos em seus pensamentos, eles estão inteiramente empenhados em analisar "fatos somente, nada além de fatos".

O professor William Davies contou de uma experiência com uma garota em sala de aula que provavelmente era uma aprendiz analítica: "Quando comecei a dizer: 'Hoje vou dividir a classe em...', uma garota, com voz queixosa, exclamou do meio da sala: 'Por favor, não faça isso! Este é o procedimento de todos! O senhor não poderia simplesmente nos ensinar como numa aula de verdade?'"

terça-feira, 23 de março de 2010

Pensamento

"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".
Aristóreles

Os 4 Estilos de Aprendizagem - Aprendiz Interativo

Aprendizes interativos são pessoas sensíveis que se envolvem com outras e aprendem melhor em contextos que possibilitam o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.

Estes alunos curiosos e inquiridores aprendem ouvindo e compartilhando ideias. Eles veem o quadro geral de forma panorâmica com mais facilidade que pequenos detalhes. Eles aprendem usando os sentidos, a sensibilidade e a observação. Conseguem ver todos os lados das questões apresentadas.

Estilos de Aprendizagem - Resultados dos alunos

Turma Manhã:

ALEX - Pragmático (8) / Interativo (6) / Analítico (5) / Dinâmico (4)
ALLEX - Analítico e Pragmático (7) / Interativo (6) / Dinâmico (5)
CARLA - Pragmático (8) / Analítico (6) / Interativo (5) / Dinâmico (3)
ERIS - Dinâmico (6) / Interativo e Analítico (5) / Pragmático (4)
GLAUBER - Interativo (7) / Analítico e Pragmático (6) / Dinâmico (5)
HERALDO - Interativo, Analítico e Pragmático (5) / Dinâmico (4)
IDELMAR - Pragmático (7) / Dinâmico (6) / Interativo e Analítico (5)
JOSÉ ANTÔNIO - Pragmático e Dinâmico (8) / Analítico (7) / Interativo (6)
MARCELO BRUNO - Pragmático (8) / Interativo e Dinâmico (7) / Analítico (5)
MARCO - Pragmático (8) / Analítico (7) / Interativo e Dinâmico (5)
MARIA DO CARMO - Pragmático (8) / Interativo (6) / Analítico (5) / Dinâmico (4)
NIKAELE - Interativo, Analítico e Pragmático (6) / Dinâmico (5)
RAFAELA - Pragmático (7) / Interativo e Dinâmico (6) / Analítico (5)
RICARDO - Pragmático (6) / Analítico (5) / Interativo (4) / Dinâmico (2)

Alunos que não realizaram o teste: Iracema, Lucas, Rafael e Rodrigo.


Turma Noite:

ANDRÉIA - Dinâmico (8) / Analítico (7) / Interativo e Pragmático (6)
DÉCIO - Interativo, Analítico e Pragmático (5) / Dinâmico (4)
FABIANA - Analítico (7) / Interativo (6) / Pragmático (4) / Dinâmico (3)
FILIPE - Analítico e Dinâmico (7) / Interativo e Pragmático (6)
FLÁVIO - Analítico (8) / Interativo, Pragmático e Dinâmico (7)
GUSTAVO - Interativo e Pragmático (7) / Dinâmico (5) / Analítico (3)
LÁZARO - Interativo e Analítico (6) / Pragmático (5) / Dinâmico (3)
LUCIANO - Analítico (7) / Interativo e Pragmático (6) / Dinâmico (5)
LUIS CARLOS - Analítico e Dinâmico (7) / Pragmático (6) / Interativo (5)
LUIZ FERNANDO - Analítico e Pragmático (7) / Interativo (5) / Dinâmico (4)
MARCELA - Pragmático (7) / Interativo e Analítico (4) / Dinâmico (3)
MARCELO - Pragmático e Dinâmico (8) / Analítico (6) / Interativo (5)
MARCUS VINÍCIUS - Dinâmico (7) / Interativo e Pragmático (6) / Analítico (5)
MADEL - Dinâmico (7) / Interativo e Pragmático (6) / Analítico (3)
MARY - Interativo, Analítico e Dinâmico (6) / Pragmático (5)
NEUSA - Analítico e Pragmático (7) / Interativo (6) / Dinâmico (5)
SÉRGIO CORDEIRO - Pragmático (6) / Analítico (5) / Interativo e Dinâmico (4)
TATIANA - Dinâmico (8) / Analítico (7) / Pragmático (6) / Interativo (5)
WANDEL - Analítico (8) / Pragmático (5) / Interativo (4) / Dinâmico (2)

Alunos que não realizaram o teste: Alexandre, Helen, Raimundo, Robson, Sérgio Belo, Thiago.

Teste dos Estilos de Aprendizagem

Você é Interativo, Analítico, Pragmático ou Dinâmico? Teste seu estilo de aprendizagem.

Responda às afirmativas. Sim, caso você se identifique, ou não, caso não se identifique.


Parte 1: Interativo

1) Faço meu trabalho melhor quando estou com outras pessoas.
2) Gosto de um ambiente de trabalho colorido.
3) Gosto de elaborar respostas dissertativas mais que preencher lacunas com respostas definidas.
4) Vejo-me como amigo de meus alunos.
5) A pior coisa que poderia acontecer em minha classe é que os alunos não conseguissem relacionar-se.
6) As pessoas descrevem-me como indivíduo agradável.
7) Parte de minha identidade estás baseada no número de amigos que tenho e na força destes relacionamentos.
8) Três palavras que me descrevem são amável, participativo e carinhoso.

Parte 2: Analítico

1) Faço meu trabalho melhor sozinho, após conseguir as informações que preciso de livros ou outros professores.
2) Gosto de trabalhar em uma escrivaninha ou mesa.
3) Gosto de resolver problemas encontrando a resposta certa.
4) Eu me vejo como transmissor de informações para meus alunos.
5) A pior coisa que poderia acontecer em minha classe é que os alunos não aprendessem os fundamentos de sua fé.
6) As pessoas descrevem-me como alguém talentoso.
7) Parte de minha identidade está baseada em quanto os outros acham que sou talentoso.
8) Três palavras que me descrevem são racional, analítico e talentoso.

Parte 3: Pragmático

1) Faço melhor meu trabalho sozinho, reunindo informações que funcionem.
2) Gosto de trabalhar com minhas mãos tanto quanto com minha mente.
3) Gosto de resolver problemas conferindo minhas próprias ideias.
4) Vejo-me como um treinador, ajudando meus alunos a fazerem o que precisa ser feito.
5) A pior coisa que poderia acontecer em minha classe é que os alunos não aprendessem a viver sua fé de modo prático.
6) As pessoas descrevem-me como um trabalhador eficiente, uma pessoa produtiva.
7) Parte de minha identidade própria está baseada em quão bem funcionam minhas criações.
8) Três palavras que me descrevem são ativo, realista e prático.

Parte 4: Dinâmico

1) Faço meu trabalho melhor formulando novas ideias e tentando coisas que muitos não arriscariam.
2) Gosto de brincar com novas ideias, formando suposições sobre o que funciona.
3) Gosto de resolver problemas imaginando soluções ou seguindo intuições.
4) Vejo-me como um facilitador ou estimulador de ideias para meus alunos.
5) A pior coisa que poderia acontecer em minha classe é que os alunos não aproveitassem o que aprenderam e não tornassem este mundo um lugar melhor.
6) As pessoas descrevem-me como um indivíduo altamente criativo.
7) Parte da minha identidade própria está baseada em quantas ideias novas eu tenho.
8) Três palavras que me descrevem são curioso, líder e criativo.