sexta-feira, 13 de março de 2009

Educando com os olhos: os escultores da emoção

Guardem esta frase: “A sala de aula não é um exército de pessoas caladas nem um teatro onde o professor é o único ator e os alunos, espectadores passivos. Todos são atores da educação. A educação deve ser participativa”.

Em minha opinião, um quinto do tempo escolar deveria ser gasto com os alunos dando aulas na frente da classe. Os professores relaxariam nesse período, e os alunos se comprometeriam com a educação, desenvolveriam capacidade crítica, raciocínio esquemático, superariam a fobia social.

Peço aos mestres para darem especial atenção aos alunos tímidos. Eles têm diversos graus de fobia social, de expressar suas idéias em público. Estamos fabricando uma massa de jovens tímidos. Os tímidos falam pouco, mas pensam muito e, às vezes, se atormentam com seus pensamentos. Já disse, os tímidos costumam ser ótimos para os outros, mas péssimos para si mesmos. São éticos e preocupados com a sociedade, mas não cuidam da sua qualidade de vida.

Os educadores são escultores da emoção. Eduquem olhando nos olhos, eduquem com gestos: eles falam tanto quanto as palavras. Sentar em forma de ferradura ou em círculo aquieta o pensamento, melhora a concentração, diminui a ansiedade dos alunos. O clima da classe fica agradável e a interação social dá um grande salto.

2 comentários:

  1. Concordo com você Flávio. A sala de aula deve ser um ambiente interativo, onde todos possam opinar e discordar. A dialética exercida em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio e também da integração social.

    ResponderExcluir
  2. Wagner, infelizmente nossas salas de aula ainda não estão dentro deste padrão, o que seria ideal. Espero que, futuramente, quando você for um professor, possa seguir estes passos e ajudar a mudar a educação nas salas de aula.

    ResponderExcluir