Uma certa vez um homem deixou seu filho encher o tanque com a bomba de gasolina no posto self-service. Ele pôs o revólver da bomba na mão do menino e entrou no posto para efetuar o pagamento. Quando voltou, o garoto estava esguichando gasolina no carro todo, ao invés de encher o tanque. (Felizmente não pegou em ninguém!)
Jogar gasolina no carro pode dar certo se a intenção é incendiá-lo, mas não o ajuda a ir a parte alguma. O mesmo pode dizer-se do meio acadêmico.
Comecemos pensando em que o conteúdo pode ajudá-los especificamente. Façamos perguntas como:
"O que quero que meus alunos saibam, sintam e façam?"
"Como os alunos podem experimentar essas verdades no seu dia-a-dia?"
Em segundo lugar, demos aos alunos a oportunidade de aplicar o que estão aprendendo. Dentro do período de aula, temos de dar tempo para perguntas sobre a aplicação da lição, como por exemplo:
"O que seria diferente em sua vida se você pusesse em prática essa verdade em casa? Na sociedade? Com seus amigos?"
A coisa mais importante que devemos ter em mente, não é o que os alunos aprendem mas como a vida deles poderá ser diferente por causa daquilo que aprendem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário