segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dicas Didáticas e Dinâmicas - Forca

Mesmo sendo uma brincadeira bem antiga, ainda funciona com quase qualquer grupo que sabe ler e soletrar. Focaliza a atenção numa palavra-chave (tema) da aula que o professor pretende desenvolver depois.

Há muitas variações, mas a essência do jogo é que os alunos terão de adivinhar uma palavra ou frase escolhida pelo professor, com espaços desenhados no quadro-negro (ou retroprojetor), um espaço para cada letra da palavra ou frase. O professor também desenha uma "forca" ao lado dos espaços em branco.

Pode dividir a turma em times, e os alunos começam adivinhando letras (normalmente não é permitido adivinhar vogais - a,e,i,o,u), cada time por sua vez. Um "chute" para adivinhar a palavra vale como a escolha de uma letra.

Se o aluno acertar a letra, o professor escreve a letra em cada espaço onde ocorre na palavra. Se errar, escreve a letra acima da forca (para os outros alunos não usarem de novo) e coloca uma parte do corpo humano na forca: cabeça, tronco, braços, pernas, mãos, pés. Ganha o time que acertar a palavra antes de ser "enforcado". Ganha o professor se nenhum time acertar antes de ser enforcado.

Próximo post de "Dinâmicas": Soletrando

Nenhum comentário:

Postar um comentário